A vice-prefeita e secretária municipal de Educação de Poconé, Camila Silva, representou o município no 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado de 27 a 30 de julho, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia. O evento é promovido pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e reuniu milhares de gestores, especialistas e autoridades de todo o país para discutir os principais desafios, avanços e perspectivas da educação pública brasileira.
Durante os quatro dias de programação, o Fórum proporcionou um espaço qualificado de debate, formação e articulação. Foram realizadas conferências, mesas temáticas, painéis e encontros entre representantes dos estados, com foco em temas centrais como a implementação do Novo Plano Nacional de Educação (PNE 2024–2034), financiamento da educação, valorização dos profissionais, inclusão, alfabetização, equidade, governança e gestão das redes públicas de ensino.
Camila Silva destacou a relevância do encontro como instrumento de fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federativos. “É fundamental que estejamos atualizados e em diálogo constante com os demais municípios para que possamos garantir uma educação cada vez mais justa e inclusiva. Saio desse encontro renovada e ainda mais comprometida com o futuro da educação em Poconé”, afirmou.
Um dos momentos marcantes do evento foi a eleição e posse da nova diretoria executiva nacional da Undime para o biênio 2025/2027. O professor Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), foi eleito presidente nacional da entidade, tendo como vice-presidente Antônio Idilvan de Lima Alencar. O estado de Mato Grosso também teve protagonismo, com a eleição de Eduardo Ferreira, dirigente municipal de Canarana, como presidente da Undime na Região Centro-Oeste. A condução da comissão eleitoral ficou sob a responsabilidade do professor Silvio Fidelis, referência estadual em educação.
A participação de Poconé neste evento reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, equitativa e em constante aprimoramento.