Publicado: 24/01/2023 ás 18:16:00

Com início na manhã desta terça-feira (24/01), a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), deu início ao Projeto MT Criativo na Estrada, no auditório Armando Quinto de Souza (anexo a sede da Secretaria Municipal de Saúde), cujo o público alvo, visa atender produtores culturais e empreendedores do município de Poconé.

O Mato Grosso Criativo na Estrada é um projeto da SECEL que promove encontros, palestras, oficinas, mentorias e consultorias com temas relacionados à economia criativa. Ao todo, as atividades serão realizadas em 10 municípios. Além de Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger também receberão a capacitação no período de 24 a 26 de janeiro. A equipe já esteve em Chapada dos Guimarães, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade, e contou com apoio das Prefeituras Municipais. O projeto ainda será realizado em Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças e Rondonópolis.

O projeto voltado para a formação e intercâmbio cultural de artistas e empreendedores criativos do estado, tem por objetivo contribuir com o município, na busca e arrecadação de recursos para execução de projetos culturais na região, desenvolvendo e incentivando ainda mais a cultura em todo o estado de Mato Grosso.

A programação conta com pesquisa diagnóstica pela manhã, das 8h às 12h, com foco nos objetivos do Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo Criativo Negro de Mato Grosso. A atividade busca identificar e fortalecer os empreendedores criativos negros no Estado, bem como levantar a estrutura utilizada por eles e verificar como é feita a gestão dos negócios. O Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo Criativo Negro de Mato Grosso é um projeto do MT Criativo que foi aprovado em edital do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

No período da tarde, das 14h às 16h, os inscritos poderão participar de palestra Economia Criativa, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Profissionalização da Cultura: MEI, Tributos e Previdência, Elaboração e Gestão de Projetos Culturais.

A capacitação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet. Na oportunidade a Secretária Municipal de Cultura, Mariana Pereira e toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, bem como, membros da Academia Lítero-Cultural Pantaneira (ACADEPAN), estiveram participando do evento.

Veja as Fotos